Doação
Voltar

Projeto Rever

Detalhe do Projeto

Data:

5 a 9 de março de 2018

Categoria:

Saúde

Local:

Trancoso, Bahia

Sobre o Projeto

Projeto Rever inaugura ações do Instituto Dominique Geiger na área de saúde, com atendimento oftalmológico para 662 pessoas da região de Trancoso

 

Foram cinco dias de intensa movimentação na Casa das Festas, que compõe o casario colorido do Quadrado, no centro histórico de Trancoso, (BA). 

 

No total, 662 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas na Casa das Festas, onde funcionou o Projeto Rever, com o objetivo de oferecer consultas oftalmológicas e óculos, gratuitamente, para a população de baixa renda da região.  

 

O Projeto Rever aconteceu entre os dias 5 e 9 de março, durante o festival Música em Trancoso de 2018, por meio de uma parceria do Instituto Dominique Geiger com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, com apoio do Mozarteum Brasileiro.  

 

Esta primeira ação do Instituto Dominique Geiger na área de saúde de Trancoso, já fez diferença na vida de muita gente, segundo a dra. Rosana Cunha, que dirige a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha junto com seu marido, também oftalmologista, Dr. Marcelo Cunha.  

 

Ambos estiveram à frente da equipe de oito profissionais da oftalmologia (entre eles quatro médicos), que atenderam 367 crianças e 295 adultos, durante o festival Música em Trancoso de 2018. 

 

“Muitos conviviam com problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, em graus elevados, sem sequer perceberem suas deficiências”, observa a dra. Rosana Cunha, que cuidou especialmente das crianças, na faixa etária entre 5 e 12 anos.  

 

“Com esses problemas de visão, essas crianças acabam tendo uma vida restrita, que resulta em desinteresse pelos estudos e baixo rendimento escolar. A possibilidade de enxergar nitidamente o que um professor escreve na lousa, por exemplo, conduz essas crianças para uma outra dimensão, de melhor aproveitamento nos estudos e consequente melhoria na qualidade de vida”, acrescenta a médica. 

 

O atendimento às crianças de Trancoso pelo Projeto Rever ocorreu após uma triagem em 2.442 alunos de escolas públicas da região. “Fazemos o que nossa mão alcança, diante das imensas necessidades de nosso país no setor de saúde”, diz a dra. Rosana.  

 

Enquanto ela ficou voltada para as crianças, o Dr. Marcelo Cunha se encarregou do público adulto de Trancoso. “Constatamos que muitas pessoas deveriam estar usando óculos há pelo menos dez anos. A carência é muito grande”, salienta o médico. “Também foi importante dar orientações e fornecer óculos de sol. Muitos moradores da região trabalham no campo ou ao ar livre, como vendedores ambulantes, por exemplo. É um local onde a incidência de raios solares é muito forte e por isso essa população precisa proteger os olhos”.  

 

O Dr. Marcelo Cunha destaca as excelentes condições de trabalho proporcionadas pelo Instituto Dominique Geiger em Trancoso. “Certamente conseguimos devolver alegria para todos os atendidos, pois muitos deles precisam da visão para melhorar inclusive suas condições de trabalho”. 

 

No total, foram doados 704 óculos para a população local – 314 deles com lentes de grau e 390 para proteção solar. 

 

O Projeto Rever inaugurou as ações do Instituto Dominique Geiger na área de saúde, na região de Trancoso.  

 

A parceria com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, fundada em 2004 em São Paulo para manter a tradição filantrópica da família Cunha, foi fundamental para o sucesso desta iniciativa – primeira de todas as que o Instituto Dominique Geiger pretende colocar em prática, em prol do desenvolvimento e de uma melhor qualidade de vida desta população brasileira do sul da Bahia.  

Registrar agora

11

Escolas

1410

Crianças

28

Professores

2

Projetos

1705

Famílias