Doação
Voltar

Projeto Crescer com Valores

Detalhe do Projeto

Data:

Módulo 1: 21 e 22 de fevereiro de 2018

Módulo 2: 14 e 15 de março de 2018

Módulo 3: 11 e 12 de abril de 2018

Módulo 4: 16 e 17 de maio de 2018

Categoria:

Educação

Local:

Trancoso, Bahia

Sobre o Projeto

Projeto Crescer com Valores inaugura ações do Instituto Dominique Geiger na área de educação em Trancoso, com transmissão de conhecimento para mais de mil crianças, por meio de 28 professores

 

Voltado para a educação, com reflexos na saúde, o Projeto Crescer com Valores – uma parceria do Instituto Dominique Geiger com o Instituto Criança é Vida – realizou a formação de 28 professores de duas escolas públicas de Trancoso – Higina Cristo e Maria dos Anjos – no primeiro semestre de 2018. 

 

Proporcionar informação e treinamento para estes professores significa ampliar as perspectivas das 1.043 crianças, na faixa etária entre sete e dez anos, que frequentam estas duas escolas municipais de Trancoso. 

 

Agentes multiplicadores, os professores são pessoas chaves no processo de formação das crianças – pela convivência cotidiana e pela percepção que possuem de cada aluno. Por isso, o Projeto Crescer com Valores oferece a estes educadores a oportunidade de aprimorar seus recursos de ensino em torno de valores essenciais para a formação e o desenvolvimento de jovens estudantes. 

 

Entre fevereiro e maio de 2018, o projeto aconteceu em quatro módulos, com enfoque em temas como autoconhecimento, respeito, tolerância, gentileza, amizade, lealdade, gratidão, certo e errado, consumismo, sustentabilidade, conflitos, escolhas, entre outros. O principal objetivo do projeto é formar crianças mais conscientes de seus valores, para que também possam se tornar agentes transformadores no meio em que vivem, inclusive familiar, e com isso influenciar na qualidade de vida de todos. Vale notar que o aprimoramento educacional também se reflete na melhoria dos cuidados com a saúde.  

 

Durante os quatro módulos do projeto, a equipe altamente treinada do Instituto Criança é Vida capacitou professores expondo-os a novos conteúdos e explicações. Para que a multiplicação junto às crianças acontecesse de forma eficaz, foram destacadas estratégias como linguagem simples, entendimento da realidade, além de atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e músicas, que promovem o aprendizado e a fixação das informações. 

 

A distribuição de material de apoio faz parte da capacitação – como papéis, canetas coloridas, rádios, tintas, colas, pen drives com músicas e vídeos, borrachas, apontadores, cartolinas, brinquedos, jogos etc.  

 

Nos quatro módulos do primeiro semestre de 2018 também foi ministrada formação direta para duas turmas de crianças – uma em cada escola, das duas participantes.  

 

As capacitações dos professores aconteceram no Teatro L’Occitane, nos fins de expedientes dos dias de trabalho. Absolutamente ávidos por aprender e gratos pela oportunidade, os professores participaram com total comprometimento e entusiasmo.  

 

“Em meus quase 22 anos de experiência com o Criança é Vida, poucas vezes vi tanta aceitação”, diz Regina Stella Schwandner, diretora superintendente do Instituto Criança é Vida. Com sede em São Paulo, o Criança é Vida é uma organização sem fins lucrativos, que desde 1996 desenvolve projetos voltados para a saúde física, emocional e social de crianças e adolescentes. 

 

“A parceria com o Instituto Dominique Geiger, em Trancoso, está sendo um enorme sucesso, extremamente gratificante”, acrescenta Regina Stella, confirmando o real envolvimento dos professores e a efetiva multiplicação dos conteúdos junto aos alunos que, em vários depoimentos, relatam mudanças de comportamentos.  

 

Regina Stella ressalta que educação é um processo que visa o desenvolvimento integral do ser humano e que trabalhos continuados como o Projeto Crescer com Valores pode significar toda a diferença na vida das crianças.  

 

O Crescer com Valores inaugura as ações do Instituto Dominique Geiger em Trancoso, na área de educação. Considerando que a escola é o espaço público capaz de estabelecer a ponte entre a família e o mundo, o projeto procura ajudar na formação de cidadãos mais conscientes, que possam se tornar agentes transformadores para um mundo melhor.  

 

Alguns depoimentos 

 

Elaina Calazans – diretora da Escola Higina Cristo: 

“Para nós este projeto caiu maravilhosamente. Nós precisávamos disto, os professores estão adorando, amando... Mesmo depois de um dia de trabalho, não é cansativo, é dinâmico, descontraído, prático. Muito bacana mesmo! Faz sentido! 

Vemos mudanças na equipe e nas crianças, o respeito está aumentando, as crianças estão entendendo o que são valores e colocam em prática o que aprendem, cobram uns dos outros melhores atitudes... Muito obrigada!” 

 

Professora Elisangela – Escola Maria dos Anjos: 

“Tenho várias crianças que moram em regiões muito violentas e perigosas de Trancoso. Estas crianças vivem muitas coisas feias, fortes e chegam na escola com uma energia ruim, tendem a não respeitar nada, a não acreditar em nada. Este projeto nos permite mostrar a elas outros valores, outros tipos de atitude, como gentileza e respeito. E tem tido muito efeito! A gente vê as mudanças!” 

 

Professora Cleonilda – Escola Higina Cristo: 

“Várias crianças vêm de famílias que não têm valores. Outras nem sequer têm uma família. Os nossos desafios são enormes”. Segundo a professora, o projeto está mudando atitudes ao transmitir valores sobre honestidade, respeito, gratidão e confiança. “Só tenho a agradecer, e muito!” 

 

Gustavo – aluno do 4º ano da Escola Maria dos Anjos: 

“Este projeto me ajudou a compreender várias coisas para a minha vida. Estou conhecendo pessoas novas, fazendo mais amigos. Estou aprendendo que gentileza gera gentileza e que amizade gera amizade.” 

 

Eriel – aluno da Escola Maria dos Anjos: 

“Estou aprendendo muito sobre respeito, união, amizade, confiança. O Instituto Dominique Geiger já me ensinou muitas coisas!” 

 

Registrar agora

11

Escolas

1410

Crianças

28

Professores

2

Projetos

1705

Famílias